Sábado - Reportagem da SIC em Portadown

quarta-feira, 22 de outubro de 2008


É já neste Sábado, dia 25, que a Sic ira' transmitir a reportagem sobre a Comunidade Portuguesa em Portadown.

Esta matéria, faz parte do quadro "Perdidos e Achados" do Jornal da Noite e vai recuperar os acontecimentos de 2004, e mostrar como vive a comunidade hoje.

Fica aqui um trecho da entrada do programa, assinado pela Jornalista Raquel Loureiro e com imagens de Guilherme Lima:

Uma cidade partida ao meio

"Na madrugada de 21 de Agosto de 2004, num bairro protestante de Portadown, a casa de uma família portuguesa foi atacada por um grupo radical. Um casal e duas crianças estavam entre os 1500 emigrantes que procuravam uma vida melhor na Irlanda do Norte. Foram salvos pela chegada da polícia.

O ataque xenófobo pôs a nu as dificuldades da comunidade portuguesa num país que vivia um frágil processo de paz entre católicos e protestantes.

As cidades estavam partidas ao meio. De um lado, Unionistas, fiéis à bandeira britânica. Do outro, Nacionalistas, defensores do regresso às cores da República da Irlanda.

Em Portadown, uma terra pouco habituada a receber estrangeiros, a chegada de trabalhadores de outros países enfureceu alguns grupos radicais. Em 2004, a SIC ouviu as preocupações dos portugueses. Vítor, Carla, Rui… pessoas que começavam a habituar-se a um clima de tensão, em troca de uma vida que Portugal não podia oferecer.

No Perdidos e Achados desta semana reencontrámos as famílias que falaram à SIC há quatro anos. Quisemos saber se as histórias de violência já fazem parte do passado. "

0 comments:

Design of Open Media | To Blogger by Blog and Web
BlogBlogs.Com.Br